google

Como fazer backup dos seus arquivos usando o app de sincronização da Google

17.08.2017

1

Sincronizar suas fotos no Android com o PC já era fácil graças ao sistema de backup oferecido pela Google, mas agora a empresa possui uma nova ferramenta que simplifica ainda mais esse procedimento. Trata-se do Backup e Sincronização, lançado recentemente, que substitui os aplicativos Google Photos e Google Drive (embora estes ainda não tenham sido descontinuados) no PC e Mac.

A principal diferença do novo programa para o atual Google Drive é que agora é possível definir quais pastas do seu computador serão sincronizadas automaticamente com o Drive. Também é possível configurar outros dispositivos para que eles possam fazer o backup automático de dados direto para sua conta na nuvem — por exemplo, ao conectar o cartão SD da sua câmera fotográfica, todo o conteúdo é transferido para o backup online e fica acessível em qualquer outro aparelho que possua o Drive.

O que pode dificultar a transferência de vários arquivos, principalmente aqueles mais pesados, é que a plataforma recém-lançada oferece “apenas” 15 GB de armazenamento gratuito. Contudo, há a opção de contratar espaço adicional.

Como instalar o Backup e Sincronização

Passo 1: Instale o Backup e Sincronização por meio deste link. A ferramenta possui versões para Windows e macOS. Depois, insira os dados da sua conta no Google clicando em “Fazer login”, no menu lateral esquerdo.

2

Passo 2: Na aba seguinte, “Meu modelo Laptop”, marque as pastas que você deseja incluir na sincronização e clique em “Próxima” quando completar suas preferências pessoais.

3

Passo 3: Na tela seguinte, defina como será o backup: se apenas fotos e vídeos ou qualquer tipo de arquivo. Lembrando que em ambas as opções você é quem vai escolher quais itens serão armazenados na nuvem, mas tudo vai depender do espaço disponível na sua conta. Clique em “Iniciar”, na parte inferior da janela.

4

Como alterar as configurações principais

Passo 1: Com o programa já instalado, note que será criado um atalho na barra de tarefas do seu PC. Clique no símbolo de nuvem e depois no ícone de três pontinhos para acessar a opção “Preferências”.

5

Passo 2: O dispositivo cadastrado anteriormente é o primeiro que vai aparecer na lista. Também são exibidas as pastas selecionadas no primeiro acesso ao serviço. Se quiser incluir alguma outra, clique em “Escolher pasta”.

6

Passo 3: Descendo um pouco a tela, você verá opções do tamanho de upload das fotos e vídeos. A opção de “Alta qualidade” (armazenamento ilimitado) só está disponível para quem é assinante do Drive.

Passo 4: Enquanto isso, a aba “Google Drive”, no menu lateral esquerdo, possui as configurações básicas do Drive. Aqui você também pode selecionar quais pastas do seu computador serão sincronizadas.

Passo 5: Se quiser ver quanto espaço você já utilizou, acesse a aba “Configurações”. Por esta seção é possível contratar mais espaço clicando em “Fazer upgrade do armazenamento”.

7

Fonte: TecMundo, por Caio Carvalho