EstudantespodemseinscreverparaOlimpiadaBrasileiradeRobotica

Estudantes podem se inscrever para Olimpíada Brasileira de Robótica

04.05.2017

Estudantes podem se inscrever para Olimpíada Brasileira de Robótica; inscrições vão até 20 de maio

EstudantespodemseinscreverparaOlimpiadaBrasileiradeRoboticaEstudantes do ensino fundamental, médio e técnico já podem se inscrever para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 20 de maio.

Serão duas modalidades: teoria e prática. A ideia principal da prática é que os alunos trabalhem em equipe e construam robôs e consigam programa-los. Nela, cada equipe pode ter, no mínimo, dois competidores e, no máximo, quatro. Os robôs devem ter a capacidade de enfrentar vários desafios e obstáculos em uma pista de madeira sozinhos. Serão dois níveis de disputa, um para alunos do fundamental e outro para alunos do ensino médio e do técnico.

Na modalidade teórica, os alunos não precisam ter conhecimentos específicos em robótica. Na primeira fase, as próprias escolas realizarão provas com os estudantes inscritos. As questões serão elaboradas por uma comissão de professores e relacionadas à resolução de problemas práticos do dia a dia, aliando a conteúdos do ensino fundamental com a robótica.

Para se inscrever, o professor ou técnico da equipe deve cadastrar os participantes no sistema Olimpo. Lá também estará disponível o manual de inscrições. A participação dos alunos é voluntária e gratuita. Quem se interessar, poderá participar de um curso preparatório realizado no IMCM entre 6 e 27 de maio, aos sábados, das 9h às 12h. Nele serão oferecidos conceitos básicos sobre programação e exercícios com robôs.

As inscrições para o curso devem ser realizadas até o dia 3 de maio. O interessado deve preencher o formulário eletrônico disponível e pagar a taxa de inscrição3, que é de R$ 15, via boleto que será gerado pelo sistema de inscrição. Para efetivar a inscrição, o participante deve enviar o comprovante de pagamento bem como o atestado de matrícula da escola que frequenta para o e-mail ccex@icmc.usp.br.

Fonte: Portal Universia Brasil