GeekieGamesajudaalunosaseprepararemparaoEnem

Geekie Games ajuda alunos a se prepararem para o Enem

26.09.2013

GeekieGamesajudaalunosaseprepararemparaoEnemCriado pela empresa brasileira Geekie, o projeto Geekie Games – O Desafio do Enem oferece, gratuitamente, planos personalizados de estudo, criados de acordo com o perfil de cada participante. Como forma de manter os estudantes motivados, eles ganham pontos e são classificados em um ranking, além de poderem acompanhar o desempenho dos colegas do Facebook.

O Geekie Games acompanha o estudante durante toda a preparação para o Enem, até 27 de outubro. A primeira etapa é a avaliação inicial. Na sequencia, é desenvolvido o plano personalizado de estudo, que pode ser acompanhado por meio de uma plataforma interativa e com conteúdos selecionados por curadores da Geekie. Uma avaliação final encerra o processo.   Para participar, basta os estudantes se inscrevem no site do Geekie Games (http://www.geekiegames.com.br/).

Depois de preencher os dados de seu perfil na ferramenta e indicar que curso e faculdade pretende fazer, cada competidor é submetido a uma avaliação de diagnóstico, elaborada com base na Teoria de Respostas ao Item (TRI), mesma metodologia do Enem, que permite determinar os pontos fracos e fortes de cada participante nas diferentes áreas de conhecimento. Com base nesse diagnóstico  é criado o plano personalizado de estudo, que deve ser seguido durante a participação no game.

Para seguir os planos de estudo personalizados os participantes têm acesso ao GeekieLab, plataforma de aprendizado adaptativo, conceito incentivado pela Fundação Telefônica Vivo, que busca gerar e apoiar novos modelos educacionais para o século 21.   A prova de diagnóstico está disponível no site do Geekie Games, e a prova final, para medir a evolução do aluno graças ao plano de estudos, será realizada entre 9 e 16 de outubro.   Após a avaliação final, serão reconhecidos 40 participantes, 10 em cada uma das seguintes categorias: melhor desempenho geral, melhor desempenho em escola pública, evolução de aprendizado geral e evolução de aprendizado em escola pública. Nas categorias de melhor desempenho, a base de avaliação será a pontuação da prova final. A premiação por evolução de aprendizado considera a pontuação obtida na plataforma em cada uma das fases. Esses participantes receberão certificado de reconhecimento e serão convidados a atuar como embaixadores da Geekie, representando a empresa e testando novas ferramentas e funcionalidades da plataforma em primeira mão.

O Geekie Games foi pensado também para os professores, que terão acesso ao diagnóstico de seus alunos e ao desempenho e evolução de cada um deles durante o game. Além do diagnóstico, os professores inscritos no projeto poderão participar de um estudo inédito sobre Ensino Híbrido, que será desenvolvido pela Geekie, para apresentar as soluções que já são adotadas no Brasil e quais as principais mudanças já percebidas. “O Geekie Games, iniciativa gratuita e inclusiva, permite que qualquer jovem possa se preparar para o ENEM, testando seus conhecimentos e recebendo um plano de estudo personalizado por meio de uma plataforma digital inteligente e inovadora. Para o jovem, a oportunidade de poder alcançar bons resultados nesse exame é um passo importante para a construção de seu futuro, por meio da entrada no ensino superior e consequente ingresso no mercado de trabalho”, explica Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica Vivo.   Além da Fundação Telefônica Vivo, o Geekie Games é realizado em parceria com o Portal G1.

A rede de parceiros do projeto inclui o Instituto Natura, Instituto Itaú Unibanco e o Burger King. O desafio conta ainda com o apoio de Secretarias de Educação de nove estados brasileiros, como Ceará, Goiás e Acre e da ANEC (Associação Nacional de Escolas Católicas).  – See more at: http://www.gestaoeducacional.com.br/index.php/blogs/educacao-em-pauta/397-geekie-games-ajuda-alunos-a-se-prepararem-para-o-enem#sthash.S3iz0jqB.dpuf

Fonte: Portal Gestão Educacional | Escrito por Educação em Pauta