Novatecnologiaimpedequemotoristasusemocelularenquantodirigem

Nova tecnologia impede que motoristas usem o celular enquanto dirigem

04.05.2017

NovatecnologiaimpedequemotoristasusemocelularenquantodirigemUsar o celular enquanto dirige não é uma atitude segura e mesmo assim muitos motoristas colocam suas vidas e de outras pessoas em risco porque não conseguem desgrudar dos smartphones.

Em uma tentativa de reduzir os números de acidentes, a Nissan desenvolveu uma tecnologia que bloqueia o uso do aparelho. O “Nissan Signal Shield” é, basicamente, uma jaula de Faraday para celulares – ao colocar o dispositivo dentro do compartimento, ele bloqueia todos os sinais eletromagnéticos, incluindo Wi-Fi, Bluetooth e sinais celulares.

A tecnologia ainda é apenas um protótipo, instalado em um Nissan Juke, mas poderia facilmente se tornar uma realidade. De acordo com a montadora, 18% dos motoristas admitem já ter enviado mensagens de texto enquanto dirigem e o objetivo é reduzir esse número para zero.

Algumas questões ainda precisam ser resolvidas. Por exemplo, o motorista poderá conectar o celular à central de multimídia através de um cabo, mas, caso o aparelho esteja no compartimento de bloqueio, as ligações continuarão inativas, mesmo que seja utilizado o comando de voz.

Outro possível problema é em casos de acidente. Ao invés de transmitir a sua localização e, até chamar a emergência, o celular estaria desconectado.

A Nissan não é a primeira empresa a tentar resolver o problema dos smartphones no carro. Na semana passada, a Samsung começou a testar um aplicativo que responde automaticamente as mensagens de texto enquanto o usuário dirige.

Fonte: Portal Olhar Digital – Juliana Américo