Nuncaetardeparaaprenderumnovoidiomaeessassaoasrazoes

Nunca é tarde para aprender um novo idioma e essas são as razões

04.05.2017

NuncaetardeparaaprenderumnovoidiomaeessassaoasrazoesConfira por que nunca é tarde para aprender um novo idioma

Quem nunca ouviu que aprender um novo idioma em determinada idade é “muito difícil” ou “quase impossível”. A crença popular de que não se dá para aprender outra língua “mais tarde” faz com que muitas pessoas desistam. Reunimos algumas razões que justificam por que nunca é tarde para aprender um novo idioma, confira:

VOCÊ ESTÁ ALI POR UMA RAZÃO

A principal diferença entre se aprender algo na infância e na vida adulta está nos objetivos. Em geral, quando se é criança, somos colocados para estudar outra língua por conta de metas e vontades dos pais. Porém, adultos, estamos ali para alcançarmos os nossos próprios objetivos, o que também nos ajuda no empenho. Com uma meta determinada, nos dedicamos muito mais do que quando só queremos atingir às expectativas de alguém.

VOCÊ JÁ ESTUDOU ANTES

A melhor coisa de se iniciar algo mais velho é que essa não é a primeira vez que você se encontra em um curso. Tendo passado por uma graduação ou outro tipo de formação, você já possui certo domínio sobre a forma de estudar e conhece quais estratégias dão mais certo para você. Algo que colabora muito também é se você já possuir uma “língua background”. Por exemplo, sabendo português, é mais fácil aprender um idioma latino. Da mesma forma que aprender alemão é um pouco mais simples se você já sabe inglês.

LIVRE PARA IR E VIR

Outro ponto muito positivo é que se você não está ali por obrigação, pode sair quando quiser. Caso você não se sinta preparado ou ache que não é o momento certo para fazer o curso, não tem problema. Você pode simplesmente pausá-lo e recomeçá-lo quando achar melhor. Outro fator que ajuda é que, ao contrário das crianças, você pode ter uma pausa entre as aulas e não precisa seguir a regras tão estritas, algo que motiva muito mais.

UM INVESTIMENTO SEU

Assim como as expectativas e objetivos são seus, o dinheiro também é. Ao aprender um novo idioma já adulto, você não sente a obrigação de ir bem e cumprir aquilo apenas para não fazer alguém – em geral, seus pais – gastar à toa. Nesse momento, o único a investir em você é… Você mesmo! E isso é ótimo! Ou seja, sem pensamentos negativos a respeito de estudar outra língua mais velho. Os benefícios são muitos e você só tem a ganhar com isso.

Fonte: Portal Universia Brasil