Notícias

5 dicas certeiras para diminuir a ansiedade do professor

Entenda como reduzir os sentimentos ansiosos e ter mais controle da sua rotina.

Cobranças pessoais, prazos a cumprir, preocupações em geral… são vários os motivos que podem levar os professores a desenvolverem ansiedade. Pensando nisso, preparamos cinco dicas de ouro para reduzir esse sentimento tão danoso. Continue lendo! 

Tenha uma rotina consistente

Não ter um bom direcionamento para as atividades do dia pode nos levar a gastar muito tempo, acumular demandas e ainda aumentar os gatilhos de ansiedade. Sendo assim, busque fazer uma coisa de cada vez e tenha todas as tarefas anotadas. Lembre-se: organização é fundamental. 

Planeje suas atividades com antecedência

O despreparo também pode desencadear muita ansiedade. Um exemplo comum acontece na hora de planejar as aulas. Por exemplo: deixar o planejamento didático da próxima semana para o domingo à noite pode não ser uma boa opção, já que vai deixar o professor ansioso e com medo de estar despreparado. Portanto, busque deixar suas atividades encaminhadas com certa antecedência. 

Mantenha o foco no presente

Normalmente, a ansiedade é causada pela preocupação com eventos futuros. Ou seja, permanecer envolvido com atividades no presente pode ser bem útil, afinal, temos mais capacidade de análise e ação. Voltar sua atenção para uma demanda qualquer, desde que seja naquele momento, vai trazer sua mente de volta para o que você está vivendo e, consequentemente, diminuir os sentimentos ansiosos.

Cuide de si mesmo

Entenda, professor(a), você não precisa ser produtivo o tempo todo! O autocuidado também está na ideia de tirar um tempo de descanso, praticar exercícios físicos e até mesmo meditar. Essas atividades vão te dar mais fôlego para produzir mais.

Busque companheirismo e inspiração

Muitas pessoas não gostam de falar sobre os sentimentos de ansiedade, mas acredite: todo mundo lida com eles! Portanto, procure discutir sobre o assunto com colegas de profissão para saber quais hábitos você pode incluir na sua rotina e driblar esse problema. 

Fonte: Portal R7 - Ler e Aprender

author Advice