Notícias

Canal MídiaMundo explica notícia e comportamento online no YouTube

Iniciativa explica o mundo da comunicação apoiada em tecnologia para quem busca argumentos antes de seguir um influenciador ou espalhar uma notícia

Entre conteúdos verdadeiros ou falsos, existe uma engrenagem que demanda a atenção de todos, independente se estamos falando de temas para estudantes ou questões relacionadas ao exercício pleno da cidadania. Para organizar esse ambiente e apoiar o público a ler melhor o mundo por meio das ferramentas de comunicação e tecnologia, os jornalistas Maria Cristina Poli e Alexandre Sayad lançaram no YouTube o canal MídiaMundo.

“Eu e Maria Cristina Poli criamos o MídiaMundo para fazer um Vitrine (programa sobre bastidores da TV transmitido pela TV Cultura nos anos 1990) mais atual. O objetivo é pegar a camada de iniciantes no mundo digital”, diz Sayad. “Para quem já conhece, é uma chance de aprofundar os conhecimentos e torná-los um padrão ético”.

Para Maria Cristina, o MídiaMundo se destaca por tentar entender o que está acontecendo no mundo da comunicação em um momento em que as plataformas digitais estimulam a busca por curtidas e compartilhamentos. “Nunca o mundo se comunicou tanto e quando se considera que não há limitação geográfica e todo mundo está exposto, é um mundo que se abre. No entanto, é preciso se localizar para não cair em informações erradas e não ficar constrangido por acreditar em quem não deveria”, disse a jornalista durante a transmissão sobre o programa no canal Educamídia.

A primeira temporada do MídiaMundo terá 24 episódios, abrindo espaço para temas como mentiras, poder de influenciadores, febre por seguidores e deep fakes, aqueles vídeos que hoje divertem ao colocar o rosto de uma pessoa em outra, mas que podem representar um verdadeiro risco ao debate público à medida que a tecnologia evolui. Além disso, o programa também olha para o momento atual da pandemia para explicar como a internet impactou o acesso a bens culturais durante o período de isolamento social.

“Existem termos que ficam mais na moda como fake news, desinformação. Mas no fundo, o que queremos explicar é o que é uma notícia e de que maneira a pessoa pode se proteger antes de embarcar em determinado assunto ou não”, disse Maria Cristina.

O MídiaMundo lança novos episódios todas as segundas-feiras, às 10 horas. Confira abaixo vídeo sobre influenciadores:

Fonte: Portal Porvir - Vinícius de Oliveira

author Advice