Notícias

Mais de 3 mil caem em golpe envolvendo download de ‘Cyberpunk 2077’

Nesta quarta (9), o dia de lançamento do tão aguardado de ‘Cyberpunk 2077‘, a Kaspersky relata que mais de três mil ameaças e fraudes envolvendo o game foram detectadas desde janeiro. As falsas ofertas oferecem o download gratuito do jogo, mas a empresa destacou que o único objetivo é coletar dados das vítimas para outras futuras ações criminosas. O título para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Stadia será lançado nesta quinta-feira (10) após oito anos.

De acordo com o relatório, o golpe começa em sites falsos da web. Quando a página é acessada, ao tentar baixar o arquivo, uma outra janela interrompe o processo solicitando uma chave de licença, que pode ser obtida clicando em um link na mesma página. Ao fazê-lo, o interessado é redirecionado a outro site, o qual oferece um questionário simples pedindo dados pessoais em troca da key.

As informações de contato – e-mail e telefone – são comumente usadas para alvos de ataques, além de serem bastante úteis para envio de spams.

Após fornecer todos os dados, o site entrega a chave. Após o carregamento do game, uma tela interrompe o processo e informa a falta de um arquivo DLL, essencial para a performance de funções importantes no jogo. Agora, o usuário precisa clicar novamente em uma outra janela para continuar o download. O processo entra em looping, e o usuário frustrado não conseguirá baixar, realmente, jogo algum.

Depois do carregamento, uma mensagem de erro com a DLL é exibida na tela. Créditos: Kaspersky


Dessa forma, a vítima cai no golpe que já enganou pelo menos 3,3 mil pessoas. Além disso, cabe destacar que não apenas os dados do usuário são colocados em risco, mas também a reputação da CD Projekt Red, desenvolvedora do jogo.

“O criminoso sabe que há um desejo do jogador por um jogo e usa isso para criar um ataque para roubar informações valiosas das vítimas. Porém ao cair no golpe, é a experiência do jogador que é impactada, e a desenvolvedora do jogo acaba tendo que lidar com algo que não tem controle”, explica Fabiano Tricarico, diretor de vendas de varejo da Kaspersky na América Latina.

O profissional recomenda aos jogadores aguardarem o lançamento oficial de ‘Cyberpunk 2077’ para baixá-lo de fontes confiáveis.

Dicas para não cair no golpe

Para evitar que outras pessoas também sejam vítimas do mesmo golpe, a Kaspersky dá algumas dicas: primeiro, é essencial desconfiar de notícias que sejam extremamente generosas. O mesmo vale para ofertas e promoções. Em segundo lugar, é muito importante realizar uma pesquisa mais aprofundada sobre o local em que você está adquirindo o jogo, afinal a reputação pode falar tudo.

É normal que jogos, e muitos outros aplicativos, solicitem a inserções de dados para o ingresso na plataforma, porém, a pesquisa antecipada é a melhor solução. Se a fonte não for confiável, não vale a pena colocar suas informações pessoais em risco. Igualmente é aconselhável utilizar soluções de segurança eficazes, como um antivírus confiável.

Fonte: Portal Olhar Digital | Leticia Riente

author Advice