Notícias

Programa certifica educadores para multiplicar boas práticas de educação midiática

EducaMídia está com inscrições abertas até 21 de setembro para a versão online do seu programa de certificação

Para capacitar educadores que irão disseminar boas práticas de educação midiática nos seus contextos educacionais, o programa EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta, está selecionando professores de todo o país para a versão online do seu Programa de Certificação para a Formação de Educadores Multiplicadores. As inscrições vão até o dia 21 de setembro.

Em um programa online de 30 horas, os selecionados serão acompanhados pela equipe Educamídia para implementar um projeto de educação midiática que ajude a desenvolver habilidades de interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade.

Participante da última edição da certificação, que contou com uma etapa presencial no início de março, em São Paulo (SP), a comunicadora Malu Azzoni desenvolveu como projeto final um guia para ajudar professores a compreender o universo da publicidade online e abordar o universo da educação midiática com suas turmas. “A ideia surgiu no dia da etapa presencial da formação. Falar de algoritmos e anúncios pode até parecer algo restrito a uma agência de publicidade, mas isso está muito presente no nosso dia a dia”, conta.

Para desenvolver sua proposta, além de receber apoio da equipe do programa, Malu contou com a participação de outros colegas. “Na etapa do projeto final, eu fiz parte de uma dupla com a (professora) Silvia Santos, que tinha um projeto para desenvolver um podcast na educação infantil. Nós duas trabalhamos em projetos individuais, mas fomos dando opinião uma no projeto da outra”, lembra.

Além de promover a troca de experiências entre os participantes, a formação também possibilita que os educadores identifiquem como a educação midiática pode estar presente nos conteúdos que já fazem parte da sua aula.

Com esse olhar, a professora de língua portuguesa Grasielly Lopes encontrou uma oportunidade de dar sequência ao estudo do texto publicitário com os seus alunos.

“O trabalho com educação midiática não precisa ser difícil. Eu já estava trabalhando anúncio publicitário com os alunos do segundo ano do ensino médio, então eu falei: Eureka! Essa é a chance de eu trazer uma camada de educação midiática para o que eu já estava fazendo com eles”, compartilha a professora, que analisou a mensagem de textos publicitários ao longo do tempo e construiu no Instagram um Manifesto do Isolamento com a sua turma.

Apesar de atuar na área de linguagens, a professora destaca que a educação midiática pode estar presente de forma interdisciplinar no currículo. “O grande aprendizado que a formação trouxe para mim, como professora de língua portuguesa, foi que a educação midiática vai muito além da minha disciplina. Esse encontro mostrou que a educação midiática permeia todas as áreas de conhecimento”, diz Grasielly.

Confira a apresentação de alguns projetos dos participantes da última turma:


Para participar da seleção da edição online do Programa de Certificação para a Formação de Educadores Multiplicadores, os interessados devem se inscrever neste link: https://forms.gle/4vKqqhq7noCxTp289  

Após participar de todo o processo, os participantes irão receber um certificado emitido pelo Instituto Palavra Aberta, organização responsável pela criação do programa EducaMídia.

Confira o cronograma:

Até 21/09 – Inscrição para seleção

28/09 – Divulgação do Resultado da seleção

29/09 até 02/10 – Confirmação dos selecionados

05/10 até 09/10 – Pré-encontro Online

13/10 até 17/11 – Programa de formação (4 encontros ao vivo, sempre às terças-feiras)

16/11 até 30/11 – Estudo de criação

30/11 até 07/12 – Showcase de projetos

Parceria Porvir com EducaMídia

Fonte: Portal Porvir - Redação

author Advice