Depois do Google, YouTube também terá busca com IA
Novo carrossel de busca com inteligência artificial entrega respostas prontas, mas pode reduzir visualizações nos vídeos
O YouTube anunciou nesta quinta-feira (26) o lançamento de novos recursos baseados em inteligência artificial para facilitar a descoberta de conteúdos na plataforma. Entre as novidades estão um carrossel de busca com IA e a expansão da ferramenta de IA conversacional.
Disponível inicialmente para usuários do YouTube Premium nos EUA, o carrossel usa IA para gerar resumos e sugestões visuais de vídeos em pesquisas relacionadas a compras, viagens e atividades locais.
A funcionalidade é semelhante ao “AI Overviews” do Google, exibindo trechos e descrições de vídeos relevantes, como dicas de praias ou passeios em um destino turístico.
Recurso pode afetar cliques nos vídeos
• A novidade, apesar de útil, acende o alerta entre criadores de conteúdo.
• Ao fornecer informações diretamente nos resultados de busca, o recurso pode reduzir os cliques e o tempo de visualização nos vídeos — impactando diretamente a receita dos produtores, que dependem do engajamento para monetização.
• A preocupação cresce após reportagens apontarem que ferramentas semelhantes do Google têm diminuído drasticamente o tráfego para sites de notícias.
Mais usuários podem usufruir de IA no YouTube
O YouTube também começou a liberar sua IA conversacional para mais usuários, incluindo os não assinantes Premium.
A ferramenta, lançada no fim de 2023, permite interações com o conteúdo — como resumir vídeos, sugerir materiais relacionados e responder a perguntas contextuais, como o nome de uma música tocada no vídeo.
O recurso usa modelos de linguagem treinados com dados do YouTube e da web para oferecer respostas personalizadas e aprofundadas.
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Fonte: Portal Olhar Digital - Leandro Costa Criscuolo