Notícias

Esses 5 hábitos tecnológicos vão te ajudar a ser produtivo e manter o foco

Lista reúne dicas para usar a tecnologia como aliada na hora do trabalho ou dos estudos; medidas ajudam a evitar distrações e até a definir limites para o expediente

Notificações insistentes, abas abertas nos navegadores e alerta de redes sociais podem atrapalhar a concentração na hora do trabalho ou dos estudos. No entanto, a mesma tecnologia que distrai também pode ser usada para manter o foco e melhorar a produtividade. Com algumas medidas simples, o usuário consegue transformar o ambiente digital em um aliado para cumprir as metas e dar conta das demandas.

Criar limites para o uso de aplicativos, configurar alarmes e desativar notificações são práticas que podem fazer a diferença para evitar erros, distrações e perda de tempo. Além disso, delimitar o período de trabalho também é fundamental para garantir o tempo de descanso, longe das plataformas de uso profissional. A seguir, confira cinco hábitos que ajudam a equilibrar o uso da tecnologia e a manter o foco no que realmente importa.

1. Desative notificações desnecessárias

Plataformas de redes sociais, e-mails, jogos e até serviços de delivery costumam enviar alerta frequentes, muitas vezes irrelevantes. Para evitar que isso atrapalhe a concentração, reveja quais aplicativos realmente devem enviar notificações e desative as mensagens desnecessárias. Nas configurações do celular, o usuário pode ajustar as permissões individualmente ou até ativar modos personalizados de foco, que bloqueiam sons e banners durante determinados períodos do dia.

Outra dica útil é manter o smartphone no modo silencioso ou com a tela virada para baixo durante o momento de trabalho, ou estudo. Além disso, reservar horários específicos para checar mensagens e redes sociais pode ajudar a retomar o controle sobre o tempo e reduzir a ansiedade causada pelo excesso de estímulos digitais.

2. Use o modo "Não Perturbe"

A função “Não Perturbe” está presente na maioria dos smartphones e computadores e permite silenciar chamadas, alerta e outras interrupções durante períodos programados. É uma solução prática para momentos em que é preciso foco total, como reuniões, estudos ou tarefas com prazos apertados. É possível ativar esse modo manualmente ou configurar horários automáticos conforme a rotina. Algumas versões permitem exceções para contatos específicos, o que garante que o usuário receba somente notificações importantes ou chamadas urgentes.

3. Utilize o método Pomodoro com alarmes

O método Pomodoro é uma técnica de gerenciamento de tempo que intercala blocos de 25 minutos de foco com pequenas pausas. Com o auxílio de alarmes ou aplicativos específicos, como Pomofocus ou Focus To-Do, o usuário consegue aplicar esse sistema com facilidade no celular e no computador. A ideia é manter a concentração por curtos períodos, sem distrações e com menos sobrecarga. A cada quatro ciclos, é possível fazer um intervalo maior para descansar e evitar o desgaste mental. Essa estratégia é útil principalmente para quem costuma se dispersar durante as tarefas ou precisa estudar, ou trabalhar por muitas horas seguidas.

4. Desinstale aplicativos que distraem

Silenciar notificações nem sempre é suficiente para evitar distrações. Redes sociais, jogos e plataformas de compras, por exemplo, podem consumir horas do dia sem que a pessoa perceba. O simples ato de desbloquear a tela já pode levar ao hábito automático de abrir esses aplicativos. Por isso, uma estratégia eficaz é desinstalá-los temporariamente ou utilizar ferramentas de controle para limitar o acesso em períodos determinados.

Se for realmente necessário acessar essas plataformas, será possível usar a versão web pelo navegador. Além disso, funções como Digital Wellbeing (Android) e Tempo de Uso (iOS) permitem configurar limites diários para uso de determinados aplicativos. Essas medidas simples ajudam a promover um uso mais consciente do celular e evita dispersões.

5. Defina limites digitais para o trabalho

Quem trabalha em casa ou está sempre online pode ter dificuldade de estabelecer limites entre o trabalho e a vida pessoal. No entanto, a tecnologia também consegue ser uma aliada para organizar o tempo e estabelecer horários claros para começar e terminar o expediente. Plataformas como o Google Agenda ou o aplicativo Forest, por exemplo, permitem configurar alerta para pausas, fim da jornada de trabalho e início de atividades. Além disso, aplicativos como Freedom ou StayFocusd bloqueiam sites e plataformas de trabalho fora do horário configurado.

Navegadores como o Chrome também contam com ferramentas de gerenciamento de acesso a páginas, o que pode ser útil. Plataformas comumente utilizadas para comunicação profissional, como o Slack, por exemplo, permitem configurar horários de disponibilidade e controle de notificações. Além disso, elas exibem o status para os colegas da equipe.

Com informações de Make Use Of.

Fonte: Portal Techtudo -  Júlia Silveira

author Advice