Notícias

Spotify lança novo recurso de IA para recapitular audiolivros

Funcionalidade poderá ser acessada por meio de um botão que aparecerá em alguns audiolivros em inglês em celulares iOS (iPhone)

Nesta quinta-feira (13), o Spotify lançou um novo recurso com inteligência artificial (IA) para ajudar as pessoas que desejam recapitular histórias de onde pararam. Sendo assim, o usuário que escutou um audiolivro até uma determinada parte e interrompeu a reprodução por algumas horas ou até mesmo dias, ao voltar a acessar o conteúdo, poderá ouvir um breve resumo do que já foi reproduzido.

O novo recurso, chamado Recaps, tem como objetivo manter o usuário imerso na história, tornando a experiência mais fluida, agradável e intuitiva.

Como funciona o Recaps?

Ao retornar a um audiolivro no Spotify, o usuário pode tocar no botão “Recaps”, localizado na parte superior da página. Assim, será reproduzido um resumo personalizado do que foi ouvido até o momento.

Um ponto importante é que o resumo só fica disponível para quem ouviu pelo menos 15 ou 20 minutos de um livro. Após isso, a funcionalidade é atualizada de forma frequente para acompanhar o seu progresso, auxiliando-o a recapitular a narrativa.

O Recaps funciona por meio de IA. O Spotify ressaltou que não utiliza o conteúdo dos audiolivros para fins de treinamento de modelos ou geração de voz. Outro ponto importante é que a funcionalidade não replica, tampouco substitui, o audiolivro original.

Disponibilidade do recurso

O Recaps está disponível na versão beta para o aplicativo em aparelhos iOS em uma quantidade limitada de audiolivros em inglês. A ideia é que haja uma expansão da funcionalidade futuramente, mas não há um prazo oficial para isso.

A empresa também afirmou que está “adotando uma abordagem baseada em feedback”. Além disso, continuará “a iterar e aprimorar o Recaps à medida que aprendemos”.

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Fonte: Portal Olhar Digital - Matheus Chaves

author Advice